Casa Sra. da Conceição
foto_inst_casa1.jpg
Erguida em 1872, e propriedade de Bernardino Lopes de Oliveira, que desde sempre apresentou um amor extremo pela sua terra Natal, tendo sido da sua iniciativa a construção do Asilo e a iluminação pública do concelho. Foi ainda Presidente da Câmara, mas a sua memória perpetuará no reconhecimento e gratidão dos alcobacenses pela construção do Hospital (o primeiro na província), que foi um muito importante donativo para a sociedade local.

Esta Casa foi mandada construir após ter chegado do Brasil, e onde viveu durante vários anos. Décadas mais tarde, a casa senhorial Senhora da Conceição foi adquirida e restaurada por Adão Lameiras e a sua esposa Maria do Carmo.

A beleza palaciana do edifício foi enaltecida pelas obras de restauro dirigidas com grande sensibilidade pelos proprietários e realizados com o maior profissionalismo por mestres da área da decoração. Em Abril de 1997 é realizada a sua inauguração enquanto Turismo de Habitação.

Situado na zona mais antiga e histórica de Alcobaça, na margem do rio Alcôa - trata-se de uma área totalmente rejuvenescida pelas obras mais recentes, que se caracteriza pela sua nobreza e muito fácil acessibilidade.

Entregue agora ao filho do casal, Luís Lameiras e sua esposa reconverteram esta magnífica casa na actual Clínica Sra. da Conceição, onde dispõem de vários gabinetes médicos (antigas suites do referido Turismo de Habitação), sempre com o cuidado de manter quer o "bom gosto" da decoração já existente, quer a sobriedade e requinte, sempre com a pretensão de continuar a ser um espaço com a autenticidade e a diferença na Área da Saúde.